O CC busca propiciar a reflexão sobre a estrutura e desenvolvimento histórico das Universidades no mundo ocidental e no Brasil, em seus vínculos com o Estado, com as sociedades, a cultura e os indivíduos. São destacadas as formas de organização do trabalho pedagógico e a posição dos educandos na formação social da universidade e da sociedade. É problematizada a relação público-privada na educação brasileira e seus impactos no atual quadro do ensino superior no Brasil, debatendo suas consequências para o Nordeste e a Bahia. Busca também compreender o pensamento de Paulo Freire e Anísio Teixeira na constituição de um novo modelo de universidade brasileira, compreender e analisar o modelo pedagógico da UFSB e os eixos norteadores de sua constituição.
segunda-feira, 29 de março de 2021
objetivo do cc universidade e sociedade!
Projeto político pedagógico da UFSB
Problemas para a expansão de universidades no interior do Brasil.
• Dificuldade de fixação de docentes.
• Modelos de gestão inadequados.
• Cobertura regional limitada.
• Regimes curriculares convencionais
. • Reduzida integração social [exclusão de jovens do território local]
Desafios
• Desconstruir a educação como fator de exclusão social.
• Superar na Universidade conceitos elitistas de excelência e autonomia.
• Integrar sistemicamente a Universidade ao campo social da Educação
. • Recriar a Universidade Pública como protagonista em novos modelos de desenvolvimento regional e planetário.
UFSB: Valores
• integração social
• promoção do desenvolvimento regional
• excelência acadêmica
•compromisso com a Educação Básica
UFSB: Modelo
• regime letivo quadrimestral multiturno
• modelo de ciclos de formação
• currículo modular e flexível
• ampla cobertura territorial.
A ufsb é composta de 3 campus; Jorge amado, Sosígenes costa e Paulo freire.
Os modelos de ciclos de formação são: Bacharelados e licenciaturas interdisciplinares.
Com uma mega inovação que é os colégios universitários que da oportunidade de quem não mora perto dos campus, ter acesso ao ensino superior!
Com a bolsa ganha eu vim descobrindo pouco a pouco de como era a minha universidade, pra mim que não escolhi o meu curso do segundo ciclo; profissionalizante, ainda tenho tempo de pensar um pouco mais, então esse modelo aplicado na uni é o diferencial muito bom e que nos ajuda bastante, eu faço BI em ciências, posso ser engenheira, bióloga... até mesmo psicóloga. É um modelo que possibilita o aluno o pensamento ao longo do percurso, a sua profissão. Além do mais que o estudante pode migrar de ciência para humanidades dentro da própria instituição sem precisar fazer outro vestibular. A universidade deixa o aluno livre. Sobre os cunis eu acho a porta chave, para pessoas como eu do interior ter a oportunidade de ter acesso ao ensino superior bem mais perto! A UFSB está de parabéns, e eu sou orgulhosa de estudar nela.
Referência: https://ufsb.edu.br/a-ufsb. / aula 4 do cc de universidade e sociedade.
Universidade pública!
UFSB E EU
segunda-feira, 15 de março de 2021
A UFSB e seu diferencial como universidade pública.
Na UFSB, a/o estudante pode cursar sua graduação em dois ciclos. Ao concluir um curso de primeiro ciclo, a/o estudante poderá optar, de acordo com o seu percurso e o cumprimento das exigências para ingresso, por realizar um curso de segundo ciclo ofertado nos Centros de Formação (CF). Cada curso concluído nos ciclos conferem um diploma de Bacharelado ou Licenciatura na área cursada. O modelo pedagógico da UFSB está pautado na pluralidade pedagógica articulada a modelos formativos e avaliativos modulares e progressivos, com o intenso uso de tecnologias digitais de ensino-aprendizagem e o regime letivo quadrimestral multiturno.
Atualmente, a UFSB mantém os Colégios Universitários nos seguintes municípios: Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Posto da Mata. Que é dos diferenciais. ao qual o aluno do interior ou que se encontra longe da universidade, tem a possibilidade de começar a cursar perto de casa, nas pequenas cidades.
Pierry Levy: Cibercultura e Inteligência coletiva
CIBERCULTURA E INTELIGÊNCIA COLETIVA A inteligência coletiva segundo Pierre Lévy pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e e...
-
A condição de estudante: A entrada na vida universitária. A Condição de Estudante - Alain Coulon o sucesso n...
-
CIBERCULTURA E INTELIGÊNCIA COLETIVA A inteligência coletiva segundo Pierre Lévy pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e e...