A condição de estudante: A entrada na vida universitária.
primeiro foi o estranhamento, era tudo muito novo, tudo parecia se tornar mais difícil, uma realidade totalmente diferente do ensino médio, parecia que eu estava no lugar que era para mim. Além dos cc's que tinham assuntos que eu nunca tinha vista na vida a vontade de abandonar o curso era grande, mas a alegria por ter passado era maior.
segundo foi a aprendizagem, carregado de inseguranças, sem saber se realmente estava indo para o caminho certo, fui me adaptando com tudo aquilo ali, e fui conseguindo pular as dificuldades devagar.
terceiro foi a afiliação, isso já é quando você realmente faz parte da universidade, vai se aprimorando, e tudo fica mais fácil, já estar por dentro de como é todo funcionamento. Antes foi tudo complicado para mim, hoje não é mais!
"tornem-se estudantes profissionais", Coulon recomenda aos recém-ingressos na universidade que considerem que não são amadores, são profissionais.
Hoje eu sou de bi em ciência, penso em migrar para engenheira ambiental e da sust. no segundo ciclo, e só de conseguir entrar no curso a gente deixa de ser amador e começamos a pensar como um bom profissional.
o processo de afiliação é bastante importante para o aluno. Pois existe muitos ainda presos no estranhamentos.
Heloísa: achei interessante como você se encontrou com os conceitos de Coulon e isso parece ajudar a te dar mais segurança como estudante universitária. Torcendo para você estar cada dia mais convicta daquilo que te traga felicidade como aprendiz e como profissional.
ResponderExcluir